Potencialidades da educação CTS para promoção da alfabetização científica na abordagem temática de biologia celular nos livros didáticos do PNLD 2018

Palavras-chave: CTS, alfabetização científica, biologia celular

Resumo

A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade objetiva a promoção da Alfabetização Cientifica e concorre para uma formação crítica, voltada para cidadania. Este trabalho objetivou analisar a presença da abordagem CTS na temática Biologia Celular dos livros didáticos do PNLD 2018 do 1º ano do Ensino Médio, bem como a presença dos indicadores de Alfabetização Científica. Trata- se de uma pesquisa documental em que foram analisados oito livros de Biologia. Os resultados apontam que a abordagem CTS está evidenciada nos livros, no entanto se discutindo muito mais a Ciência em detrimento da Tecnologia e da Sociedade. Em relação aos indicadores de Alfabetização Científica identificou-se a presença de articular ideias, investigar, argumentar, ler em Ciências, escrever em Ciências, problematizar e a ausência dos indicadores criar e atuar. Destaca-se a importância dos livros didáticos apresentarem com mais detalhes as inter-relações CTS que podem convergir para a ampliação dos indicadores de Alfabetização Científica.

Publicado
2020-11-16
Como Citar
dos Santos, F., & Lorenzetti, L. (2020). Potencialidades da educação CTS para promoção da alfabetização científica na abordagem temática de biologia celular nos livros didáticos do PNLD 2018. Indagatio Didactica, 12(4), 539-558. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21835
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática