O Componente Curricular Ciências Aplicadas do Ensino Médio: concepção e prática pedagógica de docentes

Palavras-chave: educação CTS, abordagem CTS, ensino médio, componente curricular

Resumo

O Ensino Médio brasileiro é demarcado por pressões de avaliações externas e, por consequência, um ensino de Ciências da Natureza conteudista e conceitual. Logo, há uma premência em Abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade em andamento por meio de componentes curriculares. À vista disso, o colégio SESI Paraná-Brasil, tem em sua proposta curricular o componente híbrido Ciências Aplicadas, o qual está conexo aos pressupostos da Educação CTS. Portanto, o objetivo desta investigação foi identificar os elementos pedagógicos da Educação CTS que emergem nas respostas dadas pelos docentes, sobre as suas práticas no componente curricular CA. Para tanto, esta pesquisa é de caráter qualitativo, delineamento de estudo de caso e análise feita por meio da Análise Textual Discursiva. A constituição e análise dos dados se deu mediante à duas perguntas abertas, respondidas por 34 docentes que ministram o componente curricular híbrido Ciências Aplicadas da rede SESI Paraná. Desse modo, balizada pela dimensão “O fazer pedagógico”, identificou-se as seguintes categorias emergentes, “Compartilhando e relacionando saberes e práticas”, “Oportunizando caminhos para o protagonismo discente”, “Organizando Saberes” e “Conectando os saberes virtuais e presenciais”. Tais categorias, sinalizam a convergência dos pressupostos da Educação CTS com a prática dos docentes de Ciências Aplicadas. Contudo, a falta de uma formação continuada específica para o referido componente, possivelmente, resultou em uma concepção reducionista do fazer pedagógico colaborativo, restringindo-se às áreas do saber das Ciências da Natureza.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-16
Como Citar
Geraldo, A., & Lorenzetti, L. (2020). O Componente Curricular Ciências Aplicadas do Ensino Médio: concepção e prática pedagógica de docentes. Indagatio Didactica, 12(4), 519-537. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21832
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática