Júri simulado: recurso didático para um ensino CTS em aulas de química
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Um dos objetivos foi propor uma sequência didática com alunos do Ensino Médio sobre o conceito de soluções, almejando uma alfabetização científica e tecnológica ampliada. Realizada em aulas de Química de uma escola pública de Natal, no primeiro semestre de 2018, essa sequência teve sete atividades, que problematizaram saberes da tradição e conhecimento científico para contextualizar o ensino do conceito de soluções. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado, objeto deste artigo. Realizado a partir de pesquisa qualitativa prévia, o júri possibilitou aos alunos discutir e refletir em sala de aula, a partir dos seus posicionamentos, sobre questões sociais e conhecimento químico. Aulas dessa natureza são fundamentais para formar cidadãos críticos.
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