Júri simulado: recurso didático para um ensino CTS em aulas de química

  • Terciano Fonseca de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carla Giovana Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josivânia Marisa Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: aulas de química, CTS, júri simulado, plantas medicinais

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Um dos objetivos foi propor uma sequência didática com alunos do Ensino Médio sobre o conceito de soluções, almejando uma alfabetização científica e tecnológica ampliada. Realizada em aulas de Química de uma escola pública de Natal, no primeiro semestre de 2018, essa sequência teve sete atividades, que problematizaram saberes da tradição e conhecimento científico para contextualizar o ensino do conceito de soluções. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado, objeto deste artigo. Realizado a partir de pesquisa qualitativa prévia, o júri possibilitou aos alunos discutir e refletir em sala de aula, a partir dos seus posicionamentos, sobre questões sociais e conhecimento químico. Aulas dessa natureza são fundamentais para formar cidadãos críticos.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
de Souza, T., Cabral, C., & Dantas, J. (2020). Júri simulado: recurso didático para um ensino CTS em aulas de química. Indagatio Didactica, 12(4), 503-518. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21829
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática