La Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología en el tratamiento de las Enfermedades Transmitidas por Alimentos (ETA) en las asignaturas de “Salud y Adolescencia”, “Fundamentos de Química” y “Ambiente, Desarrollo y Sociedad”
Resumo
Uma análise documental três desenhos curriculares (DC) é apresentada em relação aos objetivos de ensino de duas disciplinas da escola secundária da província de Buenos Aires (Argentina), “Saúde e adolescência” (SeA), “Fundamentos de Química” (FdQ) e “Meio ambiente, desenvolvimento e Sociedade ”(MADeS). Em primeiro lugar, foi realizada uma análise geral de cada sujeito e, em seguida, dos conteúdos relacionados às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Os conteúdos da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT) que incluem esses desenhos curriculares foram analisados e, de acordo com a taxonomia utilizada, verificou-se que todos os objetivos de aprendizagem estão associados ao NdCeT, o conteúdo da Sociologia externa da ciência (SEC) no tópico Influência da ciência e tecnologia na sociedade e vários subtemas: Responsabilidade social, decisões sociais, problemas sociais, resolução de problemas, contribuição para o pensamento social e fortalecimento social. Para o caso particular do FdQ, embora o conteúdo da SEC também esteja incluído, muitos dos objetivos estão relacionados ao eixo epistemológico. Tudo isso está relacionado aos objetivos centrais de cada disciplina sobre saúde e meio ambiente, o que permite contextualizar o conteúdo da ciência de diferentes disciplinas de maneira interdisciplinar. Além disso, ao analisar o conteúdo do NdCeT em torno da abordagem da DTA, verificou-se que eles são apresentados como um tópico para trabalhar a influência da Ciência e Tecnologia na sociedade e, mais especificamente, a categoria de Resolução de problemas sociais.
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