O enfoque CTS e o Ensino de Arte a partir de pinturas murais na Escola do Campo

Palavras-chave: ciência, tecnologia e sociedade, educação do campo, ensino de arte, mural, segurança e saúde no trabalho rural

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um estudo em que se utilizou a pintura mural nas aulas de arte para promover reflexões sobre ciência, tecnologia e sociedade a partir do tema “Segurança e saúde no trabalho rural”, visando a alfabetização científica e tecnológica. A aplicação das atividades foram todas desenvolvidas nas aulas de Arte, com alunos do 9° do Ensino Fundamental 2, de uma Escola do Campo, no município de Castro localizado no estado do Paraná, Brasil. Para desenvolver as atividades seguiu-se os cinco passos de sequência didática adaptados de Oliveira (2014), articuladas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1991), em que a partir do conteúdo de muralismo se buscou levar os alunos a compreenderem e a se sensibilizarem sobre a necessidade de prevenção para evitar acidentes de trabalho na área rural. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa, e se caracteriza por uma pesquisa de intervenção pedagógica. Os resultados evidenciaram que por meio das apreciações e análises de pinturas murais, os alunos puderam formar pensamento crítico, com capacidade de argumentar e construir conhecimentos sobre as questões sociais relacionadas à ciência e à tecnologia, as quais implicam consequências no modo de vida na sociedade rural. Por meio de suas produções artísticas murais puderam se expressar e assim sensibilizar outras pessoas, contribuindo para a alfabetização científica, tecnológica e artística dos alunos.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
de Liz, A., & Oliveira, R. (2020). O enfoque CTS e o Ensino de Arte a partir de pinturas murais na Escola do Campo. Indagatio Didactica, 12(4), 449-470. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21820
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática