Enseñanza de la Mecánica con enfoque Ciencia Tecnología y Sociedad utilizando los Accidentes de Tránsito

  • Alejandro Bolívar Suarez Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
  • Nidia Yaneth Torres Merchan Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
  • Jordi Solbes Matarredona Universidad de Valencia
Palavras-chave: acidentes de trânsito, educação em CTS, física forense

Resumo

Tendo em conta o desinteresse dos alunos do ensino médio e universitário em relação à física, esta comunicação propõe uma forma de ensino, baseada na abordagem, ciência, tecnologia e sociedade (STC) desenvolvida a partir da interação disciplinar do física com ciência forense. Com base no exposto, foi projetada uma unidade didática que articula conceitos físicos a elementos contextuais de acidentes de trânsito. Isso é aplicado a dois grupos de estudantes de programas de treinamento de professores em ciências naturais e matemática. Para avaliá-lo, é utilizado um design pré-pós. Na comparação desses dois testes, importantes contribuições são encontradas na compreensão dos fenômenos mecânicos nos dois grupos. Verifica-se que o uso de problemas reais de contexto, da física forense, abre espaço para o confronto entre paradigmas e visões de mundo científicas, com o desenvolvimento tecnológico e seu impacto social.

Publicado
2020-11-16
Como Citar
Suarez, A., Merchan, N., & Matarredona, J. (2020). Enseñanza de la Mecánica con enfoque Ciencia Tecnología y Sociedad utilizando los Accidentes de Tránsito. Indagatio Didactica, 12(4), 437-448. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21814
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática