Preocupações e Interesses de estudantes em relação a temas socio-científicos

Palavras-chave: ensino de ciências, interesses dos alunos, temas sociocientíficos, voz dos alunos

Resumo

Os temas sociocientíficos podem ser utilizados como forma de contextualizar situações do cotidiano e por meio do ensino CTS, instigar o aluno a pensar, refletir e agir sobre os temas propostos pelo professor em sala de aula, possibilitando uma compreensão de sua realidade social. Porém, poucos trabalhos tentam identificar os interesses dos alunos em aprender sobre esses temas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi conhecer as preocupações e interesses dos estudantes em relação aos diversos temas sociocientíficos atuais e compara-los aos resultados do projeto Relevance of Science Education (ROSE), a partir de um instrumento construído com questões fechadas em escala do tipo Likert. O questionário foi aplicado para 200 alunos de 1º e 3º anos do Ensino Médio do Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstraram que os estudantes possuem muitas preocupações e interesses em relação aos temas sociocientíficos identificados, destacando-se os temas água e alimentos com maior preferência dos alunos. Conhece-los pode permitir ao professor planejar suas aulas buscando refletir sobre os aspectos científicos-tecnológicos, sociais e ambientais dos temas. Tendo em vista a promoção de uma educação em que os alunos percebam ser partícipes da sociedade e reconheçam seu papel na transformação da realidade social.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-16
Como Citar
Ribeiro, M., & Marcondes, M. (2020). Preocupações e Interesses de estudantes em relação a temas socio-científicos. Indagatio Didactica, 12(4), 421-436. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21811
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática