Pensamiento científico y pensamiento crítico: competencias transversales para aprender

Palavras-chave: pensamento científico, pensamento critico, educação científica, aprendizagem por competência

Resumo

O pensamento científico surge na educação científica principalmente a partir das contribuições da abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente à educação científica, que tenta promover o conhecimento epistêmico sobre a prática científica. Por outro lado, o pensamento crítico surge dentro da estrutura da filosofia, mas nas últimas décadas a psicologia cognitiva contribui para o seu desenvolvimento principal. Em trabalhos anteriores, ambos os conceitos foram desenvolvidos e especificados em duas taxonomias que ajudam a categorizá-los e esclarecê-los; O pensamento científico se desenvolve em um decálogo de aspectos e habilidades, e o pensamento crítico desenvolve quatro dimensões: criatividade, raciocínio, procesos complexos (resolução de problemas e tomada de decisão) e avaliação. Este artigo elabora os dois conceitos, a partir da comparação do conteúdo de cada um deles, para demonstrar sua profunda semelhança e as relações mútuas que os unem, apesar de terem sido gerados em diferentes tradições de pesquisa e se expressarem com formalismos e linguagens. técnicos diferentes. Como conseqüência dessa semelhança, o entendimento de conceitos e seu desenvolvimento como competências transversais de aprendizagem são aprofundados e esclarecidos, a fim de melhorar sua implementação na pesquisa e no ensino geral e científico dos professores. Em conclusão da semelhança mútua e da natureza transversal de ambos, argumenta-se que o pensamento crítico contribui para melhorar a educação científica e vice- -versa, o desenvolvimento do pensamento científico também contribui para as habilidades de pensamento crítico, e ambos melhoram a aprendizagem de uma perspectiva de competência.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Manassero-Mas, M., & Vázquez-Alonso, Ángel. (2020). Pensamiento científico y pensamiento crítico: competencias transversales para aprender. Indagatio Didactica, 12(4), 401-420. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21808
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática