La relación entre conceptualización de la ciencia y destrezas de pensamiento: evidencia empírica clave para la competencia científica
Resumo
Estudos recentes argumentam que a aprendizagem de competências epistêmicas e meta- -cognitivas, característica da abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA), e habilidades de pensamento crítico têm dependência e impacto mútuos. A revisão da literatura indica que há cada vez mais estudos que incluem habilidades de pensamento cognitivo relacionadas à aprendizagem da CTSA, embora poucos estudos se concentrem nessa relação mútua intuitiva e menos ainda que demonstrem a relação empírica entre as habilidades de pensamento e a aprendizagem CTSA de tipo epistêmico; em particular, a análise indica que a maioria dos trabalhos é incompleta, uma vez que frequentemente falta um dos dois termos dessa relação, seja habilidades de pensamento ou conhecimento epistêmico. Este trabalho estuda empiricamente a relação entre essas variáveis, avaliando cinco habilidades de pensamento (explicação, decisões, seqüenciamento, relações parte-todo e raciocínio lógico) e algumas variáveis epistêmicas sobre a conceituação da ciência e calcula as correlações entre as duas medidas em uma amostra. de estudantes do ensino médio. Os resultados confirmam a hipótese inicial sobre a relação entre habilidades de pensamento e conhecimento epistêmico, embora essa relação pareça complexa e dependente das variáveis consideradas: a relação é clara, positiva e significativa entre todas as habilidades com as idéias apropriadas sobre ciência, mas não com idéias epistêmicas menos informadas. As interpretações e consequências desses resultados para a pesquisa e o ensino de competência científica, tópicos da CTSA e habilidades de pensamento crítico são discutidos.
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