Dimensión ambiental en la formación del profesorado en el marco de los objetivos de desarrollo sostenible

Palavras-chave: dimensão ambiental, treinamento profissional, humanidades

Resumo

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do processo de melhoria do sistema educacional cubano, são expostos os resultados da implementação de um modelo pedagógico para introduzir a dimensão ambiental na formação do profissional da educação na área de humanidades. O modelo é orientado para o treinamento humanístico como elemento estruturante, de natureza interdisciplinar e holística, integrado ao processo de treinamento. É o resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores cubanos envolvidos em um projeto nacional de educação ambiental na formação de profissionais. Fundamentos filosóficos, metodológicos e éticos são fornecidos para apoiar a educação ambiental no processo de formação de professores. A dimensão ambiental é abordada com uma concepção didática integrativa e sistêmica de seu tratamento, levando em consideração a melhoria nos novos programas que são desenvolvidos. O significado político, econômico e social do problema impõe o desafio de incorporar todo o conhecimento, preservar nossa soberania e identidade nacional. O caminho qualitativo é assumido como uma metodologia de pesquisa para a aplicação do modelo. Responde à necessidade de abordar o meio ambiente a partir dos aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais. Começa com o problema de como tirar proveito do potencial do conteúdo. Nessa base, são elaboradas recomendações didáticas, propostas de dimensões e indicadores para a aplicação do modelo em outros contextos e espaços. O trabalho tem como objetivo socializar os resultados e contribuir com uma solução alternativa para as humanidades.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Estévez, N., Ferrandis, I., Abreu, I., Martínez, A., & Guillermo, E. (2020). Dimensión ambiental en la formación del profesorado en el marco de los objetivos de desarrollo sostenible. Indagatio Didactica, 12(4), 363-382. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21802
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática