“A ciência pela tangente”: Possibilidades do ensino de ciências e as questões sociocientíficas quanto à trajetória docente

Palavras-chave: ensino de ciências, questões sociocientíficas, trajetória docente

Resumo

O presente artigo busca identificar a presença de Questões Sociocientíficas (QSC) durante a trajetória docente de um professor de ciências naturais. Por meio de uma pesquisa qualitativa narrativa, ressaltamos o caráter histórico da formação de professores e o ensino de ciências e seus desafios, fazendo reflexões sobre a prática na formação inicial e continuada e sobre o lugar do professor e cientista dentro do contexto das escolas, dos alunos e das aulas de ciência. A pesquisa resultou na percepção da inadequação da formação inicial considerando o compromisso social da educação e da ciência e, também, na identificação da falta de abordagens sobre QSC na formação inicial do docente. Desse modo, sobre uma percepção crítica sobre a função social do educador, alinhada ao ensino CTS, e, por meio do desenvolvimento da pesquisa, concluímos que esta se mostrou um processo de repensar a própria prática para os participantes, de análise da formação inicial e continuada e apontamos as QSC como potencialidade para promover debates para o desenvolvimento de uma educação transformadora, que objetive a autonomia e criticidade dos estudantes.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Brito, A., & Costa, N. (2020). “A ciência pela tangente”: Possibilidades do ensino de ciências e as questões sociocientíficas quanto à trajetória docente. Indagatio Didactica, 12(4), 349-362. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21799
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática