As questões sociocientíficas no Pequeno Grupo de Pesquisa: diálogo com a formação continuada de professores

  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados; Universidade Estadual Paulista
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: questões sociocientíficas, formação crítica de professores, Pequeno Grupo de Pesquisa

Resumo

Neste trabalho as Questões Sociocientíficas (QSC) emergem como possibilidade de ressignificação na/da formação continuada de professores por meio de discussões no Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP), o qual é constituído por agentes da universidade e da escola que visam sustentar uma formação crítica de professores. Sob a égide da pesquisa participante, foi utilizado um dispositivo de análise ancorado na perspectiva de Jürgen Habermas e Paulo Freire. Por abordar as QSC, pudemos permitir uma ampliação do olhar dos sujeitos, na medida em que este enfoque educacional transcende a aprendizagem de conteúdos, abrangendo um amplo espectro temático que permite debates de cunho social, cultural, ético, moral, científico e tecnológico. Portanto, pode ser uma abordagem coerente com uma formação crítica de professores atualmente.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
de Oliveira, A., & de Carvalho, L. (2020). As questões sociocientíficas no Pequeno Grupo de Pesquisa: diálogo com a formação continuada de professores. Indagatio Didactica, 12(4), 309-326. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21790
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática