A cidade como espaço de formação permanente de professores: análise de um curso de formação continuada de professores a partir do enfoque CTS
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar um curso de formação continuada de professores voltado à ampliação de territórios para o ensino de ciências, a partir dos pressupostos da Educação CTS. A intenção é destacar suas potencialidades e discutir aspectos que podem ser melhorados para posteriores ações destinadas ao desenvolvimento profissional docente nesta área. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para isso, inicialmente apresentamos a ação realizada em 2017, os espaços abordados e o enfoque dado naquele período. Depois, selecionamos um dos espaços visitados, o Mercado Municipal, para aprofundar a análise da abordagem utilizada na formação e sugerir ações que potencializam a Educação CTS na exploração desse espaço. Compreendemos, ao final desta análise, que a cidade pode ser o espaço para apreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e que a proposição de questões sociocientíficas é uma estratégia para a adoção da Educação CTS na exploração de diferentes espaços.
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