Los problemas socio-científicos en la formación de profesores de ciencias: un medio para la construcción del conocimiento en la práctica educativa con enfoque CTS

Palavras-chave: CTS, questões sócio-científicos, prática docente, formação inicial

Resumo

A ciência e a tecnologia como elementos culturais são integradas em diferentes níveis da sociedade. A educação não é indiferente a isso e, por esse motivo, os professores devem realizar ações no currículo. Nesse caso, são importantes as concepções e conhecimentos que os professores assumem sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade e como isso afeta o ambiente em que nós desenvolvemos, a partir de uma abordagem CTS. Este artigo destaca o surgimento da abordagem dos problemas sócio científicos como temática de pesquisa no ensino de ciências com uma abordagem CTS, propondo uma estratégia educacional em que modelos para a inclusão de problemas sócio-científicos são explorados. Para isso, utiliza-se uma pesquisa atual em ciências farmacêuticas (Complexo nimesulida-prata e associação de polímeros com quitosana: síntese, caracterização e avaliação biológica), de tal maneira que o professor seja concebido como um investigador de sua própria prática num contexto atual e relevante social, científica e tecnologicamente. A metodologia foi qualitativa por estudo de caso no programa da licenciatura em ciências naturais da Universidade Federal do Pará, Amazônia- -Brasil, na disciplina de prática de ensino com abordagem CTS. A pesquisa foi composta de quatro etapas: fundamentação teórica; Análise de uma pesquisa em ciências farmacêuticas; planejamento e desenvolvimento de trabalho de campo e comunicação de experiências. A análise dos dados permitiu que os professores em formação tivessem contato com a realidade das escolas e o exercício da profissão, em um espaço para integrar conhecimentos discipl

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
García, L., Narvaéz, L., de Brito, L., & Valente, J. (2020). Los problemas socio-científicos en la formación de profesores de ciencias: un medio para la construcción del conocimiento en la práctica educativa con enfoque CTS. Indagatio Didactica, 12(4), 277-294. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21778
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática