Currículo CTS: tendências das pesquisas na formação de professores

  • Nilma Silvania Izarias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás-GO
  • Cíntia Araldi Universidade do Vale do Taquari-RS
  • Caroline de Bortoli Universidade do Vale do Taquari-RS
  • Jaqueline Ritter Universidade Federal do Rio Grande-RS
  • José Claudio Del Pino Universidade do Vale do Taquari-RS
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari-RS
Palavras-chave: formação de professores, CTS, currículo, ensino

Resumo

No ambiente acadêmico, a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) foi ganhando espaço a partir da década de 1970, e, desde então, o seu objetivo central tem sido fomentar a educação científica dos cidadãos. Partindo desse entendimento, o presente estudo objetiva caracterizar a produção científica sobre currículo com enfoque em CTS na formação de professores. Para isso, foi realizada análise das teses e dissertações publicadas nos últimos dez anos no Brasil. A coleta de dados se deu a partir de um levantamento na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (BNTD), entre 2009 e 2018, utilizando os acrônimos “currículo”, “CTS”, “Ciência, Tecnologia e Sociedade”. O estudo foi norteado de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados sinalizaram a necessidade de mais estudos envolvendo currículo CTS na formação inicial e continuada de professores, visando a ampliar as problematizações quanto ao modelo determinista, tecnocrático e salvacionista da ciência.

Publicado
2020-11-16
Como Citar
Izarias, N., Araldi, C., de Bortoli, C., Ritter, J., Del Pino, J., & Oliveira, E. (2020). Currículo CTS: tendências das pesquisas na formação de professores. Indagatio Didactica, 12(4), 259-276. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21775
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática