Formación de profesores de ciencias en educación CTSA

Palavras-chave: formação de professores, investigação escolar, objetivos de desenvolvimento sustentável, relações CTSA

Resumo

Voltar a atenção para os processos de formação de profesores, sugere aprofundar o ensino e aprendizagem como prática social — que adquire uma conotação particular de acordó com o grupo social no qual se desenvolve—. Desta manera, o ensino das relações CTSA tem obedecido a certas intenções e integrações que se constituem em um sistema de disposições cognoscitivas, axiológicas e práticas que, por sua vez, permiten entender o sentido e o significado das práticas sociais. Através dos programas de pós-graduação em formação, a Universidad Pedagógica Nacional busca desenvolver investigações no campo das relações CTSA, desde e para a formação do educador. Estas permitem o intercâmbio de resultados em diferentes espaços de encontro entre professores e outros agentes implicados na investigação educativa para establecer um conceito mais compreensivo de formação. Também torna possível a mobilização dos representantes dos docentes a partir do tratamento de problemas científicos, tecnológicos ye socioambientais, orientados pelo modelo de investigação na escola.

O objetivo é articular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS-com as relações CTSA, o que implica abordar de maneira intencional os problemas socioambientais locais e globais que afetam os entornos escolares. Para isso, se requer professores formados que incluam fatores sociológicos do contexto e psicológicos — além das características pessoais dos sujeitos implicados—, assim como fatores escolares e de proposta curricular que articule conteúdos acadêmicos dentro de uma formação disciplinar, pedagógica e didática.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-16
Como Citar
Tuay-Sigua, R., & Porras-Contreras, Y. (2020). Formación de profesores de ciencias en educación CTSA. Indagatio Didactica, 12(4), 245-258. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21709
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática