CTS e a formação inicial de professores de Biologia: O que dizem os egressos?

  • Rejâne Maria Lira-da-Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bolsista Produtividade em Pesquisa em Divulgação Científica, CNPq
  • Carine Alves dos Santos Peixoto Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: CTS, formação inicial de professores da educação básica, narrativas

Resumo

Estudos apontam a importância da inserção da perspectiva CTS na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Este artigo objetiva compreender como egressos do curso de formação de professores de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) relatam terem vivenciado o CTS em sua formação inicial. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa empírica baseada em narrativas de seis egressos, através do grupo focal e Análise Textual Discursiva, ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Biologia da UFBA (PIBID/Biologia/UFBA). A análise das narrativas dos professores nos revelaram que muitas das vezes os egressos vivenciaram o CTS de modo tenso e ao mesmo tempo muito formativo, afinal um dos objetivos da Iniciação à Docência (ID) foi integrar os estudantes com as escolas, a fim de subsidiar o conhecimento técnico, científico e pedagógico na área do ensino de Biologia. Esse tensionamento entre a formação em CTS da Iniciação à Docência e a formação tradicional da graduação revelou a posição dos egressos sobre a necessidade de uma reformulação pedagógica e metodológica nos cursos de formação inicial de professores de modo que as experiências e saberes adquiridos durante o processo formativo se relacione diretamente com a realidade da escola e da sociedade.

Publicado
2020-11-16
Como Citar
Lira-da-Silva, R., & Peixoto, C. (2020). CTS e a formação inicial de professores de Biologia: O que dizem os egressos?. Indagatio Didactica, 12(4), 207-222. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21700
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática