Levantamento das concepções acerca das relações CTS na formação inicial de professores de química: potencialidades de um instrumento problematizador

  • Flávia Caroline Bedin Feitosa Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: CTS, formação Inicial, química

Resumo

A formação de cidadãos críticos capazes de tomar decisões relevantes na sociedade, relativas a aspectos científicos e tecnológicos, é um dos objetivos concerne ntes à uma educação científica pautada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para que essa abordagem possa se concretizar como ações efetivas na sala de aula da Educação Básica, faz-se necessário que tais discussões adentrem a formação inicial de professores. Portanto, este trabalho tem como objetivo discutir a eficácia de uma proposta problematizadora para o levantamento das concepções de licenciandos em Química sobre as relações CTS, no contexto do componente curricular Estágio Supervisionado, a fim de que essas auxiliem na estruturação do planejamento docente. Para isso, utilizamos um vídeo do astrofísico e divulgador científico Neil deGrasse Tyson, intitulado “A Ciência na América”. Com base em seu discurso, foi possível construir um questionário com a finalidade de avaliar as concepções prévias dos referidos licenciandos acerca da tríade CTS. As respostas obtidas por meio do questionário elaborado, bem como a audiogravação dessa fase, constituíram o corpus de análise desta pesquisa. As análises realizadas apontam que essas estratégias foram eficazes na identificação das concepções prévias dos licenciandos, as quais possibilitaram o replanejamento na condução do componente curricular em que a pequisa se realizou, de modo a proporcionar momentos de maior discussão acerca deste referencial teórico.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Feitosa, F., & Kiouranis, N. (2020). Levantamento das concepções acerca das relações CTS na formação inicial de professores de química: potencialidades de um instrumento problematizador. Indagatio Didactica, 12(4), 193-206. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21697
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática