El juego de rol como recurso didáctico para trabajar la argumentación científica en un contexto CTS: percepciones del profesorado en formación inicial de Educación Infantil

Palavras-chave: argumentação científica, controvérsia, dramatização, parabenos, professores em formação inicial

Resumo

A argumentação científica é fundamental para a aprendizagem das ciências, sendo a dramatização um recurso didático que pode ser usado para desenvolvê-la. Este trabalho apresenta o desenho e a implementação de dramatizações sobre a controvérsia sócio-científica do uso de parabenos em produtos de higiene e higiene. Essa polêmica foi escolhida, porque a atividade foi realizada com professores em formação inicial como Professores de Educação Infantil, em cuja formação a educação em saúde desempenha um papel importante. Especificamente, sua percepção da dramatização como recurso didático é analisada através de um sistema de categorias obtido após o preenchimento de um questionário. A grande maioria dos professores considerou que os jogos de interpretação de papéis produzem melhorias no aprendizado, especialmente nas situações da vida real e cotidiana e nas habilidades sociais. Além disso, uma análise da qualidade dos argumentos das tabelas preparadas pelos alunos antes e depois da dramatização é apresentada como exemplo.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Palma-Jiménez, M., Cebrián-Robles, D., & Blanco-López, Ángel. (2020). El juego de rol como recurso didáctico para trabajar la argumentación científica en un contexto CTS: percepciones del profesorado en formación inicial de Educación Infantil. Indagatio Didactica, 12(4), 157-172. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21691
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática