Desarrollo y validación de una aplicación tecnológica para la enseñanza de la nomenclatura orgánica desde una perspectiva CTS
Resumo
Muitas pesquisas coincidem em afirmar que o ensino da Química nos diferentes campos da educação não consegue despertar o interesse esperado pelos alunos. Essa situação pode dever- se à existência de currículos disciplinares distantes da realidade da sociedade atual e ao uso de metodologias tradicionais de ensino. Nos últimos anos, as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo amplamente utilizadas para a preparação de materiais de ensino, e existem inúmeros estudos que coincidem em demonstrar como eles colaboram positivamente nos processos de ensino e aprendizagem em suas diferentes etapas. Como exemplo da contribuição da tecnologia para a educação em CTS em determinados contextos sociais, este trabalho explica o desenvolvimento de um aplicativo para os telefones celulares que aborda a questão da nomenclatura de compostos orgânicos e que é destinado a estudantes do ensino médio e Superior que estuda Química Orgânica. Este aplicativo, que foi validado pela opinião de especialistas no assunto, pode ser instalado em qualquer telefone celular com sistema operacional Android e contém conceitos teóricos, exercícios práticos resolvidos e autoavaliações para que possam ser utilizados pelos alunos que cursam este assunto o momento em que considerarem necessário.
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