CTS-Arte: possíveis interações para a formação de professores de Química

Palavras-chave: artes plásticas, conservação e restauro, CTS, formação de professores

Resumo

Os estudos baseados na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS tem colaborado para a estruturação de currículos inovadores e socialmente conscientes destinados à formação de professores. Este estudo objetiva, por meio de uma metodologia investigação-ação, contribuir para a formação inicial docente a partir de atividades de interação entre o movimento CTS e as artes plásticas, construídas a partir da estratégia CTS-Arte. Neste estudo, os futuros profesores de Química desenvolveram discussões sobre os procesos oxidativos de obras de arte em metal e a importância da Químíca na educação patrimonial, como ciência e tecnologia a serviço da cultura e da sociedade. Foram selecionadas algumas produções da artista brasileira Lygia Clark (1920-1988) como contexto na discussão da importância histórica e cultural das artes plásticas, bem como no papel da Química na conservação e restauração de acervos, desencadeando em percepções sociais da Ciência.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
e Silva, M., & Silva, P. (2020). CTS-Arte: possíveis interações para a formação de professores de Química. Indagatio Didactica, 12(4), 109-122. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21682
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática