Motivando al alumnado de ingenierías TIC a aprovechar las humanidades y ciencias sociales. Experiencias en la UPM

Palavras-chave: crise de atenção, humanidades para a engenharia, metodologias ativas de ensino, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Os alunos das Escolas de Engenharia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) apresentam uma grande dissipação da atenção por viverem híper-conectados e sofrerem uma sobrecarga de informações no desempenho das suas tarefas. Na Universidad Politécnica de Madrid (UPM), preocupamo-nos em preparar as disciplinas de humanidades e ciências sociais presentes no nosso currículo com um amplo leque de metodologias. Desta maneira, é possível atrair a atenção dos alunos, a participação é incentivada, o ritmo muda na sala de aula e a aprendizagem ativa e relevante é facilitada.
As metodologias utilizadas são acordadas por uma equipa multidisciplinar de professores e incluem, entre outras: estudos de caso, aprendizagem baseada em desafios no próprio ambiente, Quebra-cabeça de trabalho cooperativo de Aronson, leitura diária da comunicação social, debates, leitura de livros clássicos e visualização de fragmentos de documentários.
Alguns dos tópicos abordados nestas disciplinas são: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as revoluções tecnológicas, a ética e os direitos humanos, a privacidade, a neutralidade da rede e o hiato digital de gênero.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-16
Como Citar
Aldana, E., Aller, C., García, E., & Rubio, R. (2020). Motivando al alumnado de ingenierías TIC a aprovechar las humanidades y ciencias sociales. Experiencias en la UPM. Indagatio Didactica, 12(4), 91-108. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21679
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática