Motivando al alumnado de ingenierías TIC a aprovechar las humanidades y ciencias sociales. Experiencias en la UPM
Resumo
Os alunos das Escolas de Engenharia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) apresentam uma grande dissipação da atenção por viverem híper-conectados e sofrerem uma sobrecarga de informações no desempenho das suas tarefas. Na Universidad Politécnica de Madrid (UPM), preocupamo-nos em preparar as disciplinas de humanidades e ciências sociais presentes no nosso currículo com um amplo leque de metodologias. Desta maneira, é possível atrair a atenção dos alunos, a participação é incentivada, o ritmo muda na sala de aula e a aprendizagem ativa e relevante é facilitada.
As metodologias utilizadas são acordadas por uma equipa multidisciplinar de professores e incluem, entre outras: estudos de caso, aprendizagem baseada em desafios no próprio ambiente, Quebra-cabeça de trabalho cooperativo de Aronson, leitura diária da comunicação social, debates, leitura de livros clássicos e visualização de fragmentos de documentários.
Alguns dos tópicos abordados nestas disciplinas são: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as revoluções tecnológicas, a ética e os direitos humanos, a privacidade, a neutralidade da rede e o hiato digital de gênero.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0