A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências

Palavras-chave: relações CTS e controvérsias, formação inicial de professores, alfabetização científica, museus de ciência

Resumo

A educação com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) busca explorar as interações entre ciência e sociedade e promover visões críticas e complexas dos processos de Alfabetização Científica (AC). Essa perspectiva vem sendo desenvolvida em ações e pesquisas nos museus de ciências e experiências que promovem a relação CTSA estão cada vez mais presentes nestes locais. Neste artigo apresentamos resultados de um estudo realizado com 123 professores em formação inicial que cursaram disciplinas de um curso de licenciatura em ciências biológicas com foco na perspectiva CTSA e nos temas controversos, a partir de visitas a dois museus. Nele, os professores desenvolveram atividades pedagógicas a serem realizadas com alunos da educação básica e com público geral dos museus, fundamentadas nos pressupostos trabalhados nas disciplinas. O foco do estudo foi, então, compreender as possibilidades e desafios na produção dessas atividades. A abordagem de pesquisa utilizada foi qualitativa com análise de conteúdo para as atividades produzidas pelos professores em formação e suas apresentações em sala de aula. Como resultado, destacamos o desafio do professor ou mediador em abordar questões polêmicas sem encerrar a discussão - ou seja, sem se posicionar em relação à controvérsia.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Scalfi, G., Iszlaji, C., & Marandino, M. (2020). A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências. Indagatio Didactica, 12(4), 73-90. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21676
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática