Tabela Periódica, Mendeleev e educação CTS - o caso de uma exposição pública

Palavras-chave: educação CTS, Mendeleev, tabela periódica, cultura científica, História da Ciência

Resumo

A comemoração do ano internacional da Tabela Periódica, em 2019, alertou a comunidade científica para a necessidade de difundir, no público em geral, a importância da conceção desse instrumento icónico do pensamento químico, em que consiste e o que nos permite compreender sobre o que existe ou possa vir a existir. A organização de uma exposição temática, enquadrada historicamente, contextualizando os elementos químicos em termos de abundância, fontes minerais e aplicações tecnológicas, foi o propósito dos autores, professores e investigadores da Universidade de Aveiro, os quais, em parceria com a Fábrica Ciência Viva da Universidade de Aveiro e o American Corner da Universidade de Aveiro, a conceberam e desenvolveram. Todas as peças constituintes da exposição, intitulada “E se Mendeleev estivesse aqui?”, foram especialmente concebidas para este fim. Procurou-se dar a conhecer alguns marcos relevantes da história da ciência para a criação da Tabela Periódica, a descoberta de contactos de Mendeleev com Portugal, e desenhou-se e construiu-se uma Tabela Periódica de grandes dimensões realçando, para cada elemento, informações relevantes do ponto de vista químico, bem como algumas aplicações. O mundo dos materiais é finito e muitas das transformações são irreversíveis. Compreender que a sustentabilidade do planeta depende do consumo controlado das fontes dos elementos químicos é, de facto, essencial.

Publicado
2020-11-16
Como Citar
Martins, I., Malaquias, I., & Oliveira, J. (2020). Tabela Periódica, Mendeleev e educação CTS - o caso de uma exposição pública. Indagatio Didactica, 12(4), 57-72. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21673
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática