Proyectos Ambientales Escolares como factor de concientización local: estudio de caso en un secundario rural

Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, educação ambiental, ensino médio

Resumo

Nos últimos anos, a participação dos jovens nas questões ambientais tem aumentado devido à uma falta de sensibilização sobre esses problemas que se aprofundam cada vez mais na sociedade de consumo. A inclusão da educação ambiental em âmbitos formais é imprescindível para que se garanta os objetivos de sustentabilidade. Este artigo analisa projetos apresentados por estudantes como trabalho final de uma proposta de ensino que integra conteúdos disciplinares com o desenvolvimento de conceitos associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os projetos ambientais foram elaborados e realizados por alunos do último ano do ensino médio de uma zona rural na cidade de Santa Fé. A implementação da proposta teve como resultado a apropriação de conteúdo disciplinar, do desenvolvimento de habilidades de comunicação e do trabalho em equipe, bem como do envolvimento dos jovens como protagonistas na construção de propostas de transição para a sustentabilidade e como atores fundamentais da comunidade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-16
Como Citar
de Peralta, M., & Odetti, H. (2020). Proyectos Ambientales Escolares como factor de concientización local: estudio de caso en un secundario rural. Indagatio Didactica, 12(4), 41-56. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21652
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática