A orientação CTSA em livros didáticos: uma investigação em um dos títulos de Física recomendados pelo ministério da educação brasileiro

  • Deusivaldo Aguiar-Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA); Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – GECTSA/PPGECM/IEMCI/UFPA
  • Licurgo Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará (UFPA); Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – GECTSA/PPGECM/IEMCI/ICEN/UFPA
Palavras-chave: livro didático, CTSA, sustentabilidade, análise de conteúdo, CTS

Resumo

Um dos principais recursos utilizados em sala de aula na Educação Básica é o livro didático, que ao longo do tempo vem se adequando às exigências dos órgãos oficiais da educação e também às mudanças ocorridas na sociedade impostas por vários motivos, dentre eles o avanço da ciência e tecnologia. Admitindo a importância desse recurso didático, assim como a presença cada vez mais necessária da perspectiva CTS/CTSA no contexto escolar, nos propomos neste trabalho a analisar uma coleção de livros didáticos de Física do Ensino Médio composta por três volumes, recomendado pelo Ministério da Educação do Brasil e adotados em uma instituição federal no interior do Maranhão. A investigação é norteada pela seguinte questão “Como os livros didáticos analisados incluem a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na apresentação de conteúdos escolares de Física?”. A Metodologia aplicada baseou-se em Análise de Conteúdo com busca de registos de palavras-chave utilizadas frequentemente em trabalhos CTS e suas variações vinculadas ao Meio Ambiente. Os resultados evidenciam que os livros propiciam atividades relacionando conteúdos de cunho científico com contextos tecnológicos e socieambientais, no entanto, fica caracterizada a utilização da perspectiva CTS/CTSA como complemento ou “Enxerto CTS” em grande parte da obra.

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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Aguiar-Santos, D., & de Brito, L. (2020). A orientação CTSA em livros didáticos: uma investigação em um dos títulos de Física recomendados pelo ministério da educação brasileiro. Indagatio Didactica, 12(4), 29-40. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21649
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática