Dimensões ambientais em uma sequência de ensino de Física CTSA
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise que tem como base alguns resultados advindos de uma atividade de ensino que envolvia a problemática dos transportes em massa. Esta atividade integrou uma sequência de ensino de Física com uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) que teve como tema a ‘Fisica dos transportes’. O objetivo principal do trabalho é contribuir para o debate sobre a potencialidade da educação científica na promoção de uma formação cidadã vinculada às questões ambientais. Sessenta estudantes do ensino médio integrado à educação profissional participaram da pesquisa. Os dados consistiram nas produções escritas pelos estudantes durante a investigação da problemática apresentada e os dados colhidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados destacam que os estudantes consideraram dimensões amplas da situação em questão, dando indícios da produção de compreensões que levaram em conta várias facetas da complexa relação entre a humanidade e o meio ambiente.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0