Dimensões ambientais em uma sequência de ensino de Física CTSA

Palavras-chave: CTSA, Ensino de Física, preocupações socioambientais, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise que tem como base alguns resultados advindos de uma atividade de ensino que envolvia a problemática dos transportes em massa. Esta atividade integrou uma sequência de ensino de Física com uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) que teve como tema a ‘Fisica dos transportes’. O objetivo principal do trabalho é contribuir para o debate sobre a potencialidade da educação científica na promoção de uma formação cidadã vinculada às questões ambientais. Sessenta estudantes do ensino médio integrado à educação profissional participaram da pesquisa. Os dados consistiram nas produções escritas pelos estudantes durante a investigação da problemática apresentada e os dados colhidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados destacam que os estudantes consideraram dimensões amplas da situação em questão, dando indícios da produção de compreensões que levaram em conta várias facetas da complexa relação entre a humanidade e o meio ambiente.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-09
Como Citar
da Silva, F., Neves, M., & da Silva, J. (2020). Dimensões ambientais em uma sequência de ensino de Física CTSA. Indagatio Didactica, 12(4), 15-28. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21643
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática