A riqueza lexical em produções escritas no 1.º ciclo: um estudo de caso

Palavras-chave: Riqueza lexical, escrita colaborativa, histórias, ensino básico

Resumo

A pesquisa que aqui se apresenta enquadra-se no Projeto Díade, e dá conta de resultados da comparação da riqueza lexical de produções escritas com dois anos de intervalo, realizadas pelas mesmas díades de alunos. A recolha de corpus foi efetuada segundo o sistema RAMOS. O corpus recolhido permite o estudo longitudinal da escrita criativa de histórias como um processo e da interação entre escreventes, durante a redação colaborativa. O presente estudo incide em histórias inventadas por duas díades de alunos do ensino básico e incluiu as vertentes da diversidade e da densidade lexicais, mostrando a relevância destas pesquisas na compreensão da evolução da escrita, ao longo do percurso escolar. 

Publicado
2020-07-13
Como Citar
Costa, A., Coimbra, R., & Pereira, L. (2020). A riqueza lexical em produções escritas no 1.º ciclo: um estudo de caso. Indagatio Didactica, 12(2), 259-269. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.19446
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática