Aprender a escribir una autobiografía lingüística. Un ejemplo de escritura reflexiva y metacognitiva en la formación inicial de maestros

Palavras-chave: Autobiografia linguística, escrita reflexiva, escrita académica, inicial de professores, metacognição, géneros discursivos

Resumo

Este artigo consiste numa experiência de inovação baseada na redação académica, desenvolvida na disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação do 1.º ano da formação inicial de professores da Universidade de Vic-Universidade Central da Catalunha (UVic-UCC). A disciplina (formação básica, 6 ECTS) visa proporcionar aos alunos (futuros professores) as ferramentas necessárias para comunicar de forma eficaz no campo académico. A experiência consiste na implementação de um projeto de escrita reflexiva propondo aos alunos uma reflexão relativamente à sua autobiografia linguística, um género reflexivo que visa consciencializar o ensino e a utilização de diferentes idiomas ao longo da vida. O projeto é desenvolvido ao longo do semestre, seguindo as três fases do processo de escrita (planeamento, textualização e revisão) e permite sequenciar as etapas que os alunos seguem para realizar a sua autobiografia linguística. Essa experiência de ensino destaca a função epistémica da escrita, essencial para o desenvolvimento da capacidade metacognitiva dos alunos, e confirma a necessidade de aprofundar o ensino da escrita académica na universidade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-06-09
Como Citar
Casas-Deseures, M. (2020). Aprender a escribir una autobiografía lingüística. Un ejemplo de escritura reflexiva y metacognitiva en la formación inicial de maestros. Indagatio Didactica, 12(2), 55-72. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17493
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática