Aprender a escribir una autobiografía lingüística. Un ejemplo de escritura reflexiva y metacognitiva en la formación inicial de maestros
Resumo
Este artigo consiste numa experiência de inovação baseada na redação académica, desenvolvida na disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação do 1.º ano da formação inicial de professores da Universidade de Vic-Universidade Central da Catalunha (UVic-UCC). A disciplina (formação básica, 6 ECTS) visa proporcionar aos alunos (futuros professores) as ferramentas necessárias para comunicar de forma eficaz no campo académico. A experiência consiste na implementação de um projeto de escrita reflexiva propondo aos alunos uma reflexão relativamente à sua autobiografia linguística, um género reflexivo que visa consciencializar o ensino e a utilização de diferentes idiomas ao longo da vida. O projeto é desenvolvido ao longo do semestre, seguindo as três fases do processo de escrita (planeamento, textualização e revisão) e permite sequenciar as etapas que os alunos seguem para realizar a sua autobiografia linguística. Essa experiência de ensino destaca a função epistémica da escrita, essencial para o desenvolvimento da capacidade metacognitiva dos alunos, e confirma a necessidade de aprofundar o ensino da escrita académica na universidade.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0