ESCRIVARTE - Da pintura à escrita: caminhos cruzados entre artes. Uma experiência de escrita criativa em Português Língua Estrangeira

  • Paula Cristina Pessanha Isidoro Universidad de Salamanca / Departamento de Filologia Moderna
  • Ana Catarina Coimbra de Matos Centro de Língua Portuguesa - Camões I.P. / Universidad Autónoma de Madrid
  • Ângela Carvalho Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Centro de Linguística da Universidade do Porto
Palavras-chave: escrita criativa, pintura, Português Língua Estrangeira, expressão escrita, projeto

Resumo

De acordo com Corredor Romero (2010), existe uma tendência para pensar que, na aprendizagem de uma língua estrangeira, os alunos se interessam mais por falar e por entender o que se diz oralmente do que por escrever, dado que isso lhes é, supostamente, mais útil no seu dia a dia. Esta crença tem levado alguns docentes a quererem dar resposta a este desejo dos alunos, dando origem ao mito de que falar é mais importante do que escrever. Procurando contrariar esta tendência, decidimos introduzir algumas alterações na forma de abordar a escrita em Português Língua Estrangeira, optando por uma perspetiva na qual os usos lúdicos e estéticos da língua fossem privilegiados. Tendo como objetivo converter a sala de aula num espaço destinado à transgressão de inércias expressivas e de geração de ideias que favorecessem o desenvolvimento conjugado da competência existencial e das diferentes competências comunicativas (Iglesias Casal, 2011), escolhemos a arte como ponte para a escrita, dando origem ao projeto ESCRIVARTE. Nele, fomos criando diferentes propostas didáticas, adaptadas ao contexto específico de ensino-aprendizagem de cada uma das instituições participantes, para potenciar a produção de textos criativos partindo dos quadros do pintor português Rui Carruço. Estabelecendo esta relação com a pintura, suscitámos nos alunos ideias e emoções que contribuíram para aumentar a motivação, o uso e a aquisição de estratégias de aprendizagem essenciais para a competência escrita. Com este artigo, pretendemos descrever e apresentar o projeto, bem como partilhar estratégias, resultados e dificuldades inerentes aos processos de escrita criativa, individual e colaborativa, implementados neste âmbito.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-06-09
Como Citar
Isidoro, P., de Matos, A., & Carvalho, Ângela. (2020). ESCRIVARTE - Da pintura à escrita: caminhos cruzados entre artes. Uma experiência de escrita criativa em Português Língua Estrangeira. Indagatio Didactica, 12(2), 239-258. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17487
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática