O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos
Resumo
Este texto tem como objetivo analisar práticas de escrita colaborativa plurilingue em contexto de educação formal e informal, nomeadamente, com recurso ao kamishibai plurilingue e questionar as suas potencialidades educativas, enquanto ferramenta pedagógica de valorização da escrita colaborativa e de consciencialização da diversidade linguística.
O corpus é composto por 16 narrativas plurilingues ilustradas, kamishibais plurilingues, escritas colaborativamente por alunos dos 6 aos 10 anos que participaram na 1.ª edição do concurso nacional kamishibai plurilingue (edição 2018/2019) e as reflexões dos 16 professores/educadores que orientaram a construção do kamishibai plurilingue.
Os resultados obtidos mostram que, com a realização do kamishibai plurilingue e do trabalho colaborativo, os alunos descobriram uma nova forma de produzir textos, de ilustrar histórias e de aprender em interação. Além disso, foi possível constatar que, através da escrita e dos diferentes tempos criativos, as crianças desenvolvem a sua competência linguística na língua de escolarização e experimentam a intercompreensão e a alteridade através da descoberta de outras línguas e, assim, outras visões do mundo.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0