O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos

Palavras-chave: abordagens plurais, sensibilização à diversidade linguística, escrita colaborativa, kamishibai plurilingue, concurso kamishibai plurilingue Portugal

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar práticas de escrita colaborativa plurilingue em contexto de educação formal e informal, nomeadamente, com recurso ao kamishibai plurilingue e questionar as suas potencialidades educativas, enquanto ferramenta pedagógica de valorização da escrita colaborativa e de consciencialização da diversidade linguística.

O corpus é composto por 16 narrativas plurilingues ilustradas, kamishibais plurilingues, escritas colaborativamente por alunos dos 6 aos 10 anos que participaram na 1.ª edição do concurso nacional kamishibai plurilingue (edição 2018/2019) e as reflexões dos 16 professores/educadores que orientaram a construção do kamishibai plurilingue.

Os resultados obtidos mostram que, com a realização do kamishibai plurilingue e do trabalho colaborativo, os alunos descobriram uma nova forma de produzir textos, de ilustrar histórias e de aprender em interação. Além disso, foi possível constatar que, através da escrita e dos diferentes tempos criativos, as crianças desenvolvem a sua competência linguística na língua de escolarização e experimentam a intercompreensão e a alteridade através da descoberta de outras línguas e, assim, outras visões do mundo.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-06-09
Como Citar
Faneca, R. (2020). O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos. Indagatio Didactica, 12(2), 219-238. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17484
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática