Feedback do professor e (re)escrita em PLNM: a perspetiva dos alunos num estudo de caso

  • Judite Carecho Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; CELGA-ILTEC
  • Anabela Fernandes Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; CEIS20
  • Rute Soares Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; CELGA-ILTEC
Palavras-chave: produção escrita, Português Língua Não Materna, feedback direto e indireto

Resumo

O estudo de caso que apresentamos tem como objetivo compreender a perceção dos alunos sobre as atividades de escrita e a correção e revisão de texto realizadas em contexto de ensino formal de Português Língua Não Materna (PLNM). Trata-se de dois grupos de alunos adultos, com línguas maternas diversas, que frequentaram no 2.º semestre de 2018/2019 uma disciplina de Comunicação Escrita no nível B1 (QECRL).

Os dados em análise são as respostas dos alunos aos questionários finais, incidindo sobre as suas perceções relativamente à utilidade das atividades realizadas ao longo do semestre (nomeadamente as produções escritas, o feedback dos docentes e a revisão dos seus textos) para a aprendizagem, bem como sobre aspetos emocionais associados a esses procedimentos. As atividades de escrita em que se baseia o estudo eram tarefas individuais realizadas em aula e abarcavam essencialmente relatos no passado e interações escritas (emails formais e informais). Após a redação, os alunos recebiam os seus textos em papel com anotações escritas – apenas gráficas ou como palavra/comentário –, sendo-lhes solicitado que os corrigissem ou reescrevessem.

De acordo com os resultados dos inquéritos, os alunos consideram as atividades de escrita úteis para a aprendizagem da língua, assim como a correção dos textos pela docente, havendo uma preferência pelo feedback indireto, em que a docente assinala os erros, mas deixa aos alunos a tarefa de os corrigir. As respostas mais díspares dizem respeito aos efeitos emocionais da correção (nervosismo perante erros e procedimentos de correção) e estão aparentemente relacionados com características individuais dos alunos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-06-09
Como Citar
Carecho, J., Fernandes, A., & Soares, R. (2020). Feedback do professor e (re)escrita em PLNM: a perspetiva dos alunos num estudo de caso. Indagatio Didactica, 12(2), 159-180. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17469
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática