Argumentação em textos escritos: o papel do ‘savoir-faire’ docente

  • Rosalice Pinto Instituto de Filosofia e Linguagem da Universidade Nova de Lisboa; Cento de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito - CEDIS/UNL; Grupo de pesquisa em linguística da Universidade Federal do Ceará- UFC
Palavras-chave: Argumentação, produção escrita, ferramentas didáticas, savoir-faire docente

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar que, ao se trabalhar com textos que circulam em sociedade, deve-se ampliar o conceito de argumentação tradicionalmente utilizado. Dessa forma, a partir da contribuição teórica de analistas dos textos e discursos, propõe algumas ferramentas didáticas a serem utilizadas por professores para o aprimoramento do potencial argumentativo dos alunos em sua produção escrita. A título ilustrativo, é proposta a análise de um texto em circulação na atividade empresarial. Evidentemente, ao se trabalhar com textos empíricos, os instrumentos analíticos devem ser adaptados às situações contextuais em que são produzidos/interpretados. Dessa forma, defende-se a relevância do papel do ‘savoir docente’ para aprimorar o desenvolvimento discente.

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Publicado
2020-06-09
Como Citar
Pinto, R. (2020). Argumentação em textos escritos: o papel do ‘savoir-faire’ docente. Indagatio Didactica, 12(2), 127-142. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17463
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática