Escritas de vida: uma experiência de criação autobiográfica na infância

  • Carolina Malta Cardozo Pezzoni Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Margarida Rangel Henriques Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0001-6584-4691
Palavras-chave: escrita autobiográfica, oficina de escrita, oficina com crianças, narrativa de vida, intervenção narrativa

Resumo

Como parte dos pressupostos da psicologia narrativa, os indivíduos contam com uma capacidade inata para organizar conhecimentos e experiências pessoais, dotando-os de significados próprios. Equipamo-nos desta capacidade desde o início da vida, por meio de tradições de contar e interpretar histórias, e seguimos adquirindo novos recursos, comunicando a nossa subjetividade e moldando a nossa atuação numa cultura (Bruner, 1990). Com interesse na aquisição dessas competências, este estudo explora as condições para um modelo de suporte à construção autobiográfica com crianças. Para isso, desenvolveu uma intervenção em forma de Oficina de Escrita, dinamizada no espaço de uma associação de apoio escolar a crianças pertencentes a contextos de vulnerabilidade social, no Porto. Contou com 36 participantes, com idades entre 7 e 15 anos. Foi analisado o impacto da intervenção na produtividade discursiva, considerando-se três dimensões. Os resultados ao nível da expressividade mostraram que a média de produções aumentou através dos grupos etários, dos mais novos para os mais velhos. A comparação da narrativa de vida pedida no final das atividades com a inicialmente solicitada, por sua vez, revelou uma tendência para o aumento da produtividade narrativa, sugerindo que o suporte proposto exerceu um efeito de andaime, tal como era esperado. Por fim, a análise temática das narrativas de vida permitiu identificar que as crianças abordam uma grande diversidade de temas, mostrando-se capazes de narrar mesmo as experiências mais adversas de suas vidas. Este estudo reforça a importância da investigação na área e encoraja o desenvolvimento de práticas de intervenção narrativa na infância.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-06-09
Como Citar
Pezzoni, C., & Henriques, M. (2020). Escritas de vida: uma experiência de criação autobiográfica na infância. Indagatio Didactica, 12(2), 73-90. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17445
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática