El aprendizaje de la escritura de textos de opinión en alumnos de Primaria: análisis de la actividad metalingüística, de los conceptos sobre la escritura y de los productos finales

  • Teresa Ribas Seix Universitat Autònoma de Barcelona
  • Carmen Rodríguez-Gonzalo Universitat de València
  • Carme Durán Institut Obert de Catalunya / Universitat Autònoma de Barcelona
Palavras-chave: atividade metalinguística, aprendizagem da escrita, ensino básico (1.ºciclo)

Resumo

O artigo analisa a capacidade metalinguística demonstrada pelos alunos do 4.º ano do ensino básico (9 anos) no processo de uma tarefa colaborativa de escrita, bem como os conceitos que esses alunos desenvolveram sobre a escrita em sala de aula. Também explicita que elementos da intervenção didática estão presentes no processo seguido pelos diferentes pares e nos textos que eles produzidos. Os resultados permitem apreciar detalhadamente a capacidade metalinguística e de abstração desses alunos e a natureza do seu raciocínio, mostrando as suas concepções sobre a escrita, a sua perspetiva acerca das estratégias propostas pela intervenção e o reflexo do processo nas produções escritas dos alunos. A triangulação dos diferentes dados obtidos permitir-nos-á entender o itinerário seguido por cada díade, as suas ideias e os obstáculos encontrados e, assim, propor linhas de ação para os professores. Por fim, o desenho da pesquisa e os dados analisados no dão a oportunidade de contrastar a aprendizagem dos alunos que seguiram uma intervenção didática com reflexão explícita sobre a gramática com outros que não a seguiram.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-06-09
Como Citar
Seix, T., Rodríguez-Gonzalo, C., & Durán, C. (2020). El aprendizaje de la escritura de textos de opinión en alumnos de Primaria: análisis de la actividad metalingüística, de los conceptos sobre la escritura y de los productos finales. Indagatio Didactica, 12(2), 33-54. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17436
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática