El aprendizaje de la escritura de textos de opinión en alumnos de Primaria: análisis de la actividad metalingüística, de los conceptos sobre la escritura y de los productos finales
Resumo
O artigo analisa a capacidade metalinguística demonstrada pelos alunos do 4.º ano do ensino básico (9 anos) no processo de uma tarefa colaborativa de escrita, bem como os conceitos que esses alunos desenvolveram sobre a escrita em sala de aula. Também explicita que elementos da intervenção didática estão presentes no processo seguido pelos diferentes pares e nos textos que eles produzidos. Os resultados permitem apreciar detalhadamente a capacidade metalinguística e de abstração desses alunos e a natureza do seu raciocínio, mostrando as suas concepções sobre a escrita, a sua perspetiva acerca das estratégias propostas pela intervenção e o reflexo do processo nas produções escritas dos alunos. A triangulação dos diferentes dados obtidos permitir-nos-á entender o itinerário seguido por cada díade, as suas ideias e os obstáculos encontrados e, assim, propor linhas de ação para os professores. Por fim, o desenho da pesquisa e os dados analisados no dão a oportunidade de contrastar a aprendizagem dos alunos que seguiram uma intervenção didática com reflexão explícita sobre a gramática com outros que não a seguiram.
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