Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino

Resumo

O presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (http://protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, tendo sido organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos - http://protextos.web.ua.pt/), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association (http://lsa.apps01.yorku.ca/), o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF - https:// www.ua.pt/cidtff/entrada), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho. O desenvolvimento das competências de escrita na escola e na sociedade constituiu-se como tema geral, tendo-se acolhido como problemáticas mais específicas as que a seguir enumeramos: estratégias e dispositivos para o ensino-aprendizagem da escrita; percursos de desenvolvimento na escrita; escrita e tecnologias da informação e da comunicação; a escrita além da escola: as esferas pessoal e social; géneros textuais: descrição, aprendizagem e uso; dificuldades e desafios na aprendizagem da escrita; aprendizagem da escrita em português língua não materna (PLNM); relação entre leitura e escrita; escrita como ferramenta de desenvolvimentos pessoal, social e cívico; escrita e literatura; documentos programáticos e escrita; manuais e ensino-aprendizagem da escrita. Desta forma, procurou-se não só reunir um conjunto de trabalhos representativos neste campo como também estimular outras investigações similares, na área da produção escrita, indiscutivelmente determinante no sucesso dos alunos, dentro e fora da instituição escolar. Aduza-se que cada um dos treze artigos deste número especial foi alvo de revisão e avaliação anónima por dois membros da Comissão Científica. Em seguida, passaremos a uma breve apresentação de cada um dos textos que integram a presente publicação.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

Luís Filipe Barbeiro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria; Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC)

Publicado
2020-06-09
Como Citar
Graça, L., Cardoso, I., Pereira, L., & Barbeiro, L. (2020). Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino. Indagatio Didactica, 12(2), 1-11. https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17430
Secção
Editorial