Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global

  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Laboratório de Investigação em Educação em Português
  • Luciana Mesquita Instituto de Ensino Superior Franciscano
Palavras-chave: educação global, formação inicial de professores, representações docentes, planificações de ensino, língua portuguesa

Resumo

Este estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem.A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa.

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Publicado
2018-06-29
Como Citar
Sá, C. M., & Mesquita, L. (2018). Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global. Indagatio Didactica, 10(1), 63-82. https://doi.org/10.34624/id.v10i1.11397
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática