Educação para a cidadania global e projetos de intervenção na formação inicial de professores/educadores

  • Ana Raquel Simões Universidade de Aveiro
  • Carlota Tomaz Universidade de Aveiro
Palavras-chave: educação para a cidadania global, formação de professores, desenvolvimento profissional

Resumo

Os programas de formação de professores têm que enfrentar “a world of supercomplexity” (Ling, 2017) em que vivemos e preparar futuros professores para desenvolver as competências dos alunos em/para um mundo globalizado. A educação para a cidadania global é uma das formas possíveis de enfrentar esse desafio, pois pretende desenvolver os conhecimentos, valores, atitudes e capacidades dos alunos para terem sucesso numa sociedade cada vez mais globalizada, com o objetivo de criar um mundo mais justo, pacífico e democrático.
Este artigo apresenta um estudo, centrado num programa de formação de seis futuras educadoras/professoras, desenvolvido no terceiro e último ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Instituição de Ensino Superior Português. As estudantes desenvolveram dois projetos com o objetivo de ampliar o seu conhecimento sobre a educação para a cidadania global, bem como apoiar o seu desenvolvimento profissional e pessoal, enquanto planificavam e implementavam, em grupo, projetos de intervenção em duas escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de dois relatórios de grupo (um no final de cada semestre) e duas reflexões individuais (uma por semestre).
Os resultados deste estudo sugerem que as estudantes desenvolveram conhecimentos sobre educação para a cidadania global e suas metodologias, bem como capacidade para refletir sobre os efeitos dos projetos que desenvolveram nos seus alunos e em si próprias enquanto futuras educadoras/professoras. Ainda assim, consideraram difícil a operacionalização da educação para a cidadania global, nomeadamente devido a restrições curriculares e de tempo e à necessidade de desenvolver uma compreensão mais complexa dos diferentes papéis desempenhados pelos professores nas escolas. Estes resultados mostram a necessidade de proporcionar mais conhecimento e apoio aos futuros professores para os ajudar a integrar a educação para a cidadania global na sua identidade profissional.

Publicado
2018-06-29
Como Citar
Simões, A. R., & Tomaz, C. (2018). Educação para a cidadania global e projetos de intervenção na formação inicial de professores/educadores. Indagatio Didactica, 10(1), 29-45. https://doi.org/10.34624/id.v10i1.11363
Secção
Supervisão