Cidadania global e integração curricular: desafios e oportunidades nas vozes de formadores de professores

  • Mónica Lourenço Universidade de Aveiro; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Palavras-chave: educação para a cidadania global, internacionalização do currículo, formação de professores, investigação -ação participativa

Resumo

Formar professores para um mundo globalizado, interdependente, multicultural e em permanente mudança é uma tarefa complexa que exige alterações curriculares e uma atitude comprometida por parte dos formadores de professores. Tendo em conta estes desafios, este texto apresenta os resultados de um programa de formação que foi concebido com o objetivo de apoiar um grupo de formadores de professores na internacionalização do currículo de acordo com uma perspetiva de cidadania global. O programa foi desenvolvido com doze docentes voluntários e incluiu nove sessões de trabalho colaborativo durante um período de 16 meses.
Todas as sessões foram estruturadas de acordo com uma metodologia de investigação -ação participativa, tendo os docentes concebido, implementado e avaliado projetos de educação para a cidadania global nas suas unidades curriculares. Utilizando a matriz SWOT e os princípios da análise de conteúdo, este estudo analisa os discursos de sete docentes, recolhidos através de gravações áudio das sessões e reflexões escritas individuais, com o objetivo de identificar e compreender as possibilidades e os constrangimentos que se colocam à integração da cidadania global nos programas de formação inicial. Os resultados da análise sugerem que os docentes consideram a educação para a cidadania global como uma perspetiva educativa adequada ao contexto atual de globalização e à formação de futuros professores, bem como uma possibilidade de dar sentido às suas práticas. No entanto, percebem-na como complexa e difícil de operacionalizar, exigindo mais tempo, mais preparação e um trabalho mais interdisciplinar. Perante estes resultados, apontam -se linhas de ação que podem potenciar a integração curricular e institucional da educação para a cidadania global.

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Publicado
2018-06-29
Como Citar
Lourenço, M. (2018). Cidadania global e integração curricular: desafios e oportunidades nas vozes de formadores de professores. Indagatio Didactica, 10(1), 9-27. https://doi.org/10.34624/id.v10i1.11361
Secção
Supervisão