Ensino/aprendizagem da língua materna e perfil do aluno para o séc. XXI

  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Laboratório de Investigação em Educação em Português
Palavras-chave: sociedade do séc. XXI, competências transversais, escolaridade obrigatória, língua materna

Resumo

Neste momento, em Portugal, os responsáveis educativos estão a discutir o perfil que os alunos deverão apresentar à saída da escolaridade obrigatória, para se poderem adaptar à sociedade do séc. XXI, em constante mutação.
Neste texto, partindo de uma leitura crítica de um documento posto a discussão pelo Ministério da Educação e de outros que também procuram definir competências-chave que o cidadão do séc. XXI precisa de desenvolver para ser crítico e interventivo tentámos determinar o contributo que o ensino/aprendizagem da língua materna poderá dar para a consecução desse perfil. Para tal, procedemos à análise de conteúdo de enunciados relevantes recolhidos nesses documentos, o que nos permitiu concluir que uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa poderá desempenhar um papel extremamente relevante neste contexto.

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Publicado
2018-07-27
Como Citar
Sá, C. M. (2018). Ensino/aprendizagem da língua materna e perfil do aluno para o séc. XXI. Indagatio Didactica, 10(2), 267-281. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11349
Secção
Supervisão