Atitudes dos professores face à avaliação de escolas

  • Maria da Graça Bidarra Universidade de Coimbra
  • Carlos Folgado Barreira Universidade de Coimbra
  • Maria Madalena Valgôde Universidade de Aveiro
  • Maria Piedade Vaz-Rebelo Universidade de Coimbra
  • Valentim Rodrigues Alferes Universidade de Coimbra
Palavras-chave: atitudes dos professores, autoavaliação de escolas, avaliação externa de escolas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer as atitudes dos professores em relação à avaliação de escolas, designadamente face à autoavaliação e à avaliação externa, atendendo a que não existe informação sistematizada disponível sobre a opinião destes atores educativos, em relação a este processo, que se iniciou em 2006. Para o efeito recorremos ao inquérito por questionário, tendo obtido a participação de 204 docentes , no ano de 2012/13, pertencentes a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do Concelho da Figueira da Foz, situado na região centro de Portugal, Beira Litoral.
Para a avaliação das atitudes foi utilizada uma escala de tipo Likert, constituída por 50 itens, em que se solicita simultaneamente a resposta em relação à avaliação externa e à autoavaliação e respetivos impactos e efeitos, tendo sido obtidos bons índices de consistência interna, com o valor de α é de .97 para a avaliação externa escolas e de .96 para a autoavaliação de escolas, pelo que se conclui que apresenta uma boa fiabilidade.
Os resultados revelam que os professores sustentam uma atitude mais favorável no que diz respeito à autoavaliação comparativamente à avaliação externa, sendo esta diferença estatisticamente significativa. Verifica-se igualmente que quanto maior é a perceção da informação e do envolvimento nestas modalidades de avaliação de escolas mais favorável é a atitude dos docentes, não se tendo registado, contudo diferenças significativas em relação ao exercício de cargos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-07-27
Como Citar
Bidarra, M. da G., Barreira, C. F., Valgôde, M. M., Vaz-Rebelo, M. P., & Alferes, V. R. (2018). Atitudes dos professores face à avaliação de escolas. Indagatio Didactica, 10(2), 227-248. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11337
Secção
Avaliação em educação