O livro didático digital na perspectiva de professores: Um estudo com professores do Ensino Médio de uma rede particular no Brasil

  • Alexander dos Santos Dutra Universidade de Aveiro; Casa Publicadora Brasileira
  • Vivian Cristina Balan Fiuza Centro Universitário Adventista de São Paulo; Casa Publicadora Brasileira
  • Francislê Neri de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
  • António Moreira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: ensino, tecnologias digitais, livro didático digital

Resumo

Com as novas tendências de leitura e acesso ao conhecimento provocados pela inserção do livro didático digital (LDD) no contexto educacional, procurou-se neste estudo mostrar a importância de se ter um olhar cuidadoso na avaliação desse recurso, por meio da expectativa docente, como meio de contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem.
Para isso, o foco inicial desse artigo concentrou-se na análise teórica baseada nos estudos internacionais recentes desenvolvidos na área digital, destacando os índices de aceitação e as dificuldades apresentadas por estudantes do Ensino superior e da Educação básica na utilização do LDD comparado ao livro didático em papel (LDP). A pesquisa mostra ainda como desenvolver um LDD baseado nas necessidades educacionais. Realizou-se também uma avaliação entre os professores de uma rede particular de ensino no Brasil sobre suas expectativas quanto ao preparo das instituições para a implantação do LDD; a perspectiva ao uso do LDD na sala de aula e ao uso do LDD pelo estudante e as expectativas do LDD em relação ao LD (livro didático) em papel, sobre a percepção diante da implantação de um LDD digital classificado como intermediário, conforme modelo CACE (Contextualização, Aprendizagem, Compartilhamento, Ensino). Os resultados mostram que são necessários estudos mais aprofundados a fim de se avaliar a efetividade do uso do LDD no contexto de sala de aula; de acompanhar as práticas dos professores e de se ouvir os estudantes envolvidos no processo, sendo esse passos, importantes para implantação de uma possível inovação tecnológica que traga efeitos pedagógicos reais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-07-27
Como Citar
Dutra, A. dos S., Fiuza, V. C. B., Souza, F. N. de, & Moreira, A. (2018). O livro didático digital na perspectiva de professores: Um estudo com professores do Ensino Médio de uma rede particular no Brasil. Indagatio Didactica, 10(2), 207-225. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11331
Secção
Avaliação em educação