Sensibilização para as línguas com a narrativa digital na educação pré-escolar
Resumo
Numa sociedade marcada pela globalização e pela diversidade linguística e cultural, importa sensibilizar as crianças, desde cedo, para a importância desta realidade. Vários estudos demonstram que o trabalho de sensibilização para a diversidade linguística tem contribuído positivamente para a consciencialização da diversidade e para a formação de atitudes de respeito pelo Outro. Por outro lado, numa época em que as tecnologias fazem parte do quotidiano das crianças e são vistas como um meio facilitador da aprendizagem, também o conto digital no quadro interativo pode contribuir neste processo, proporcionando uma maior interatividade e envolvimento das crianças nas atividades.
O objetivo do estudo que aqui se apresenta é verificar se o uso do conto digital, recorrendo ao quadro interativo, permite sensibilizar para a diversidade linguística, no pré-escolar. O nosso estudo enquadra-se numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, uma vez que pretendíamos analisar o significado dos fenómenos educativos observados em diferentes momentos. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se na observação direta, transcrição de videogravação de atividades, notas de campo e fichas de registo das crianças.
Os resultados obtidos através da análise de conteúdo das interações das crianças demonstram que o contacto precoce com as línguas propiciou o desenvolvimento da consciência linguística das crianças, a partir da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, a integração do quadro interativo neste projeto, juntamente com a abordagem de um conto, permitiu-nos verificar um maior envolvimento das crianças na realização das propostas, possibilitando o desenvolvimento da literacia e de competências tecnológicas.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0