Dificuldades na aprendizagem da Mediana e Quartis por alunos do 8.º ano de escolaridade: estudo comparativo Fórmula versus Gráfico

  • Adelaide Freitas Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA); Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro
  • Teresa Simões Figueiredo Colégio da Via-Sacra - Viseu
  • Nélia Silva Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA); Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro
  • Maria Cristina Miranda Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA); ISCA - Universidade de Aveiro
Palavras-chave: educação estatística, dificuldades dos alunos, alunos do 8.º ano de escolaridade, erro, quantis

Resumo

Investigações realizadas nas últimas três décadas reportam a existência de fragilidades na aplicação de algoritmos de cálculo da mediana e na sua interpretação, em alunos de diferentes níveis de ensino. Embora possam existir interações entre as causas que originam tais dificuldades, escasseiam estudos se e como as dificuldades (observáveis) no cálculo e na interpretação da mediana e dos quartis estão interligadas. Partindo de quatro situaçõesproblemas, são analisadas as respostas dadas por 81 alunos do 8.º ano de escolaridade de uma escola, identificando e classificando os erros cometidos no cálculo e interpretação da mediana e dos quartis. Usando o coeficiente de associação V de Cramer, investiga-se também, numa perspetiva quantitativa, a interdependência entre a capacidade de obter os valores da mediana, primeiro quartil e terceiro quartil e a de interpretar o efeito sobre a mediana de uma alteração de um dado, tendo por base um conjunto de dados e um diagrama de extremos e quartis. A análise estatística das respostas assinalou situações onde existem associações fracas ou moderadas; mais ainda, não revelou associação entre a dificuldade de obtenção analítica (via fórmula) e gráfica (via diagrama de extremos e quartis) da mediana, perante uma alteração de dados. Esta constatação leva a crer que os alunos veem a interpretação de resultados obtidos segundo aquelas duas abordagens (via fórmula versus via gráfica) como se de dois tópicos diferentes, não interligados, se tratasse.

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Publicado
2018-07-27
Como Citar
Freitas, A., Figueiredo, T. S., Silva, N., & Miranda, M. C. (2018). Dificuldades na aprendizagem da Mediana e Quartis por alunos do 8.º ano de escolaridade: estudo comparativo Fórmula versus Gráfico. Indagatio Didactica, 10(2), 109-132. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11313
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática