Aprender e ensinar simetria através da criação de painéis cerâmicos com pavimentações do tipo das de Escher

  • Andreia Hall Universidade de Aveiro; CIDMA
  • Sónia Pais CITUR - Instituto Politécnico de Leiria
Palavras-chave: formação contínua, arte e matemática, simetria, educação matemática

Resumo

Elliot Eisner (1933-2014), pioneiro em educação artística, sugeriu que uma abordagem artística para a educação poderia melhorar a sua qualidade e levar a uma nova visão do ensino e a aprendizagem. Esta ideia aplica-se a qualquer área de ensino, incluindo a matemática.
Alguns tópicos do programa de matemática adequam-se perfeitamente a interligação mais profunda da arte com a educação e permitem uma simbiose completa entre o ensino da matemática e uma educação artística. Um desses tópicos é o estudo da simetria e da isometria, presentes ao longo do programa de matemática, desde o ensino básico até ao secundário.
Acreditamos que o processo de aprendizagem e de ensino da simetria e da isometria pode ser fortemente facilitado ao se assumir o papel de artista e criar obras de arte, eventualmente inspiradas por artistas bem conhecidos. Neste artigo, apresentamos alguns resultados de uma ação de formação contínua para professores de Matemática onde os participantes criaram painéis cerâmicos replicando as mesmas técnicas que o artista holandês M.C. Escher usou nos seus desenhos de pavimentações.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-07-27
Como Citar
Hall, A., & Pais, S. (2018). Aprender e ensinar simetria através da criação de painéis cerâmicos com pavimentações do tipo das de Escher. Indagatio Didactica, 10(2), 85-107. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11311
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática