A Maqueta - entre o espaço percebido e o espaço transformado: Um estudo sobre a utilização do objeto tridimensional em Educação Visual.

  • Liliana Alves Couto Universidade de Aveiro
Palavras-chave: terceira dimensão, percepção, espaço construído, desenho, interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo resulta de um revisitar à minha tese de Mestrado1 em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada à Universidade de Aveiro em 2011, sob Orientação Científica da Professora Doutora Rosa Oliveira, cuja reescrita assume agora este formato após um distanciamento temporal. O trabalho de investigação abordou questões relativas à construção de uma maqueta, na disciplina de Educação Visual (artes visuais), perpectivada como exercício de interiorização e representação do espaço real. O estudo desenvolvido pretendeu na sua globalidade: demonstrar que a construção de uma maqueta – objecto tridimensional – se pode revelar importante enquanto área de formação e aperfeiçoamento pessoal dos alunos no que se refere às questões de apropriação, concepção e representação do espaço, e no enriquecimento da sua capacidade de expressão plástica; determinar em que termos a construção da maqueta representa uma actividade significativa na aquisição e desenvolvimento da noção de espaço, pela forma como é representado em desenhos de observação directa, e porque pode configurar um meio pelo qual o aluno mobiliza e desenvolve actividades psicomotoras de nível superior, designadamente a capacidade de conceber e representar volumes através da perspectiva e o controle na selecção, manipulação e organização dos materiais. Procurou ainda descrever, segundo a óptica construtivista, o comportamento dos alunos quando em contacto com aspectos relacionados à construção de uma maqueta,  nomeadamente com as questões da sua funcionalidade, dimensões, escalas, distância, localização espacial, implicações geométricas, perspectiva e outras relações formais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-07-27
Como Citar
Couto, L. A. (2018). A Maqueta - entre o espaço percebido e o espaço transformado: Um estudo sobre a utilização do objeto tridimensional em Educação Visual. Indagatio Didactica, 10(2), 45-68. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11277
Secção
Acontece