Imaginação ao poder em educação visual

  • Alexandra Ribeiro Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Imaginação, Criatividade, Arte, Sociedade, Intervenção

Resumo

Imaginação ao poder, nos anos 60, foi um apelo à renovação total da sociedade, mas o que representa esta velha máxima aos olhos da sociedade de hoje? As escolas, como pilares fundamentais no desenvolvimento educativo dos alunos, devem incentivá-los à imaginação e à transformação de consciências, tal como existem inúmeras escolas alternativas que o fazem em oposição à escola normativa. Este estudo teve como momentos centrais o desenvolvimento de três ações artísticas, desenvolvidas com uma turma de alunos de 8.º ano, na escola secundária de Estarreja, na tentativa de aproximar a arte ao resto da escola e de instigar o questionamento e o pensamento em prol de uma sociedade voltada para a imaginação e para a criatividade.
Este artigo é proveniente de um estudo mais alargado concretizado em âmbito de mestrado.

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Publicado
2018-07-27
Como Citar
Ribeiro, A. (2018). Imaginação ao poder em educação visual. Indagatio Didactica, 10(2), 9-29. https://doi.org/10.34624/id.v10i2.11273
Secção
Acontece