Motivação e aprendizagem através da criação de jogos educativos
Resumo
O problema do insucesso escolar remete para a necessidade de novas estratégias pedagógicas para motivar e ensinar alunos. Vários estudos têm realçado o potencial dos jogos como veículos de aprendizagem e motivação. Colocar alunos no papel de criadores de jogos educativos é uma das possíveis abordagens à integração de jogos na educação, suportada
pelo Construcionismo, com resultados positivos, mas ainda pouco aplicada em Portugal.
Pretende-se investigar a criação de jogos educativos por alunos do Ensino Básico, em contexto de sala de aula, de forma a compreender os processos e efeitos desta estratégia pedagógica a nível de aprendizagens e motivação. A investigação assume o formato estudo de caso num Agrupamento de Escolas TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária),
e é composta por três fases: 1. Formação de professores, 2. Criação de videojogos por alunos do 5º ano (conteúdos de Matemática e Português), 3. Criação de jogos (digitais e não digitais) por alunos do 8º ano (conteúdos de 9 das 12 disciplinas, incluindo Matemática e Português). Para recolha de dados são utilizadas as técnicas observação participante,
inquérito, análise documental e audiovisual. Os dados são analisados por estatística descritiva e análise temática.
Resultados iniciais indicam que os alunos são capazes de criar jogos funcionais que representam a sua compreensão dos conteúdos trabalhados, com evidências de aprendizagem em termos de conteúdos curriculares, game design, competências tecnológicas e competências transversais. Existem ainda indicadores de motivação e envolvimento (como alunos a trabalhar durante o seu tempo livre ou a mostrar as suas criações fora da escola).
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