Desenvolvimento de um referencial para MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua docente

  • Carolina Amado Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Pedro Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Framework, massive open online courses, formação contínua de professores, TIC

Resumo

O termo Massive Open Online Courses (MOOC) tem sido qualificado como polissémico, por um lado, pelos seus múltiplos usos e estrutura teórica subjacente, contextos e objetivos pedagógicos e, por outro, pelo envolvimento de um vasto número de participantes dificultando a criação eficaz destes ambientes. Frequentemente classificados e concebidos sob duas perspetivas – xMOOC e cMOOC – surge a necessidade de esclarecer uma série de questões de design, sublinhando a importância da planificação, tanto a nível do desenho geral do curso, como dos conteúdos abordar, ou mesmo do papel dos participantes e dos docentes. Considerados uma tendência disruptiva na educação e assumidos como estratégia importante para o desenvolvimento de competências, os MOOC têm permitido alcançar públicos-alvo diversificados, bem como responder a certas questões debatidas entre autores e entidades alusivas à formação docente no âmbito das modalidades de ensino a distância. Neste sentido, o objetivo central do estudo é elaborar um referencial para o desenvolvimento de MOOC, aplicado no âmbito da formação contínua docente. A investigação assenta numa metodologia mista, definida através de uma abordagem exploratória sequencial, envolvendo um conjunto de entidades responsáveis pela formação docente a nível nacional. Assim, o processo de recolha e análise de dados terá duas fases: (i) qualitativa – realizar-se-á uma scoping literature review e entrevistas e, (ii) quantitativa – realizar-se-ão questionários. Neste sentido, mediante os resultados obtidos na primeira fase de recolha de dados, e complementarmente na segunda fase, proceder-se-á à construção de um referencial para MOOC na formação contínua docente.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-09-13
Como Citar
Amado, C., & Pedro, A. (2018). Desenvolvimento de um referencial para MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua docente. Indagatio Didactica, 10(3), 21-38. https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11251
Secção
Tecnologias da informação em educação