As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula

  • Elisa Saraiva Agrupamento de Escolas D. Maria II, Vila Nova de Famalicão
  • Joaquim Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
  • José Paulo Cravino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
Palavras-chave: práticas epistémicas, envolvimento dos alunos, mediadores epistémicos, mediação do professor

Resumo

Neste artigo pretendemos explicitar o papel desempenhado pela representação visual na construção do conhecimento científico na sala de aula e a sua influência no desenvolvimento das práticas epistémicas dos alunos. Com este trabalho procuramos alcançar a compreensão acerca do modo como as práticas de mediação do professor determinam (ou não) o uso da representação visual com estatuto de mediador epistémico e como estas contribuem para promover e sustentar o trabalho epistémico dos alunos na sala de aula. Para tal desenvolvemos um estudo de casos múltiplos, envolvendo cinco professores, durante o qual procedemos à análise de conteúdo das narrações multimodais correspondentes às aulas por eles lecionadas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Saraiva, E., Lopes, J. B., & Cravino, J. P. (2018). As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula. Indagatio Didactica, 10(4), 147-163. https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11185
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática